sexta-feira, setembro 30, 2005

terça-feira, setembro 27, 2005

Português no estrangeiro

Um português no estrangeiro está por sua conta e risco.
Não pode esperar qualquer ajuda por parte das autoridades do seu país distante. Na embaixada (se houver) não só nem sabem que ele existe, como na verdade nem querem saber ( é uma preocupação a menos ). Está pois verdadeiramente sózinho.
Que diferença enorme em relação aos outros países europeus. Eu sei do que estou a falar, pois estive quase dois anos em Moçambique, num país em guerra e a embaixada nem sabia da minha existência, apesar de me ter inscrito, logo que cheguei.
As nossas embaixadas servem quase exclusivamente para organizar coctails e passar papeladas a preço de ouro.
Veja-se recentemente como exemplo, a total ausência de apoio, aos nacionais vitímas do Tsunami na Tailândia, enquanto o embaixador gozava férias em Portugal ... e o abandono a que foi votado o piloto português envolvido num embróglio na Venuzuela e condenado a "apodrecer" suavemente à espera de um julgamento, que nunca mais tem lugar.
Por isso e como estamos em crise económica e é preciso poupar, proponho que se fechem todas as embaixadas e consulados no estrangeiro e se deleguem competências às representações diplomáticas dos nossos "colegas" europeus.
Desta forma poupávamos muito dinheiro e os portugueses lá fora seriam certamente muito melhor apoiados.

quinta-feira, setembro 22, 2005

Frases soltas 2

· “ Prepare o seu filho para “ser”, pois o mundo o preparará para “ter”. Augusto Cury

· “ O pessimismo é o cancro da alma “ Augusto Cury

· “ Somos criadores e vítimas do sistema social, que valoriza o ter e não o ser, a estética e não o conteúdo, o consumo e não as ideias. “ Augusto Cury
à janela

A Santa de Felgueiras

Maria das Dores é uma Felgueirense de 53 anos, que se encontra desde há vários anos presa a uma cadeira de rodas. Ontem depois da enorme emoção sentida, ao assistir pela televisão à chegada de Fátima Felgueiras, do seu exílio brasileiro, assomou-se à porta de sua casa, para ver a chegada da ex –autarca a casa, já que é sua vizinha, desde há muitos anos.
Fátima Felgueiras vinha exuberante … tão bem disposta que até fez um pequeno desvio, para cumprimentar a vizinha. Beijou-a nas duas faces e perguntou-lhe pela saúde. Maria das Dores ficou em êxtase profundo ! … jura até, pelo mais sagrado que viu um halo brilhante à volta da cabeça da ex-autarca.
Quando Fátima a deixou, sentiu uma tremenda força a crescer dentro do seu corpo, que tremia, enquanto uma voz interior lhe dizia: ---- Levanta-te e anda !
Maria das Dores levantou-se da cadeira de rodas e andou …. Milagre ! milagre !
No mesmo dia, estava António Caramelo sentado em sua casa a ver pela televisão, a chegada de Fátima Felgueiras, ao tribunal da comarca. Apesar dos seus 62 anos, António estava razoavelmente bem conservado e se não fosse aquela maldita maleita, poderia gozar em pleno a sua reformazita generosa, de sargento do exercito. Pois que desde há dois anos a esta parte que António sofria de um ataque de soluços tremendo, que não parava de jeito nenhum, nem com medicamentos nem com chás e mezinhas de qualquer espécie…
Nessa noite, António acompanhava pela televisão, com tanta atenção a chegada da “mãe dos pobres”, que nem reparou que os soluços tinham parado. Só quando a filha chegou e foi cumprimentá-lo à sala é que reparou que esta, o olhava especada de boca aberta, a poucos metros de distância. Milagre, milagre, gritou ela, correndo para a rua em alvoroço.
As notícias espalharam-se com enorme rapidez, por todo o lado e no dia seguinte, quando o sol nasceu, uma multidão imensa de milhares de pessoas, rezava de joelhos por terra, à porta da casa de Fátima Felgueiras, enquanto várias carrinhas de televisão, disputavam os melhores lugares de filmagem, preparando-se para os directos, que iriam levar ao mundo as boas novas de Felgueiras.
Reunido de emergência, toda a noite, o Movimento de Apoio da Candidatura de Fátima Felgueiras, decidiu que logo após as eleições autárquicas, se iria converter no Movimento de Apoio à Beatificação, de Fátima Felgueiras, reunindo provas de todos os seus milagres, para apresentar ao Vaticano.

sexta-feira, setembro 16, 2005

Ser professor

Sou professor há 22 anos e sinto o fardo cada vez mais pesado, a cada ano que passa.
Esta é em Portugal, cada vez mais uma profissão maldita, desvalorizada e humilhada e talvez para aí no penúltimo lugar na escala social, apenas ligeiramente acima de varredor do lixo ou servente de pedreiro.
E isto porquê ?
Razões há várias, mas talvez uma das mais importantes seja o facto de este ser um país que desvaloriza a cultura e penaliza o conhecimento. O “Saber” é uma seca e não interessa para nada … para o português o importante é consumir, ter dinheiro, vestir-se com as melhores roupas, andar nos melhores carros e ter uma alta casa, com piscina …
Como obter tudo isso, na realidade não interessa … se for apanhado é um malandro, se não for apanhado é um herói …
Somos um país de analfabetos e principalmente de semi-analfabetos, pelo que o índice cultural é baixo.
Para além disso, muitos portugueses, tem um velho contencioso com a Escola ! Muitos dos mais velhos não puderam ir mais longe … os tempos eram difíceis e começava-se a trabalhar muito cedo. Mas muitos outros também não foram mais longe, porque não quiseram … porque não se esforçaram o suficiente. Para estes, os professores são uns bodes expiatórios perfeitos, os únicos responsáveis pela vida que hoje têm.
Por estas e outras razões, a profissão docente em Portugal, longe de ser algo que nos orgulhe, é vista quase como um motivo de vergonha.
Esta tem sido também a estratégia do Estado, que aposta em dividir para reinar e em desconsiderar e caluniar, para assim encontrar justificação e apoio social para nos castigar, fazer-nos trabalhar ainda mais, por cada vez menos dinheiro.
Atacam-nos por passarmos pouco tempo nas escolas … mas o que ninguém diz é que estas não tem condições para que possamos fazer todo o nosso trabalho lá … sem trazermos para casa os testes para corrigir e as aulas para preparar.
O professor não é uma máquina de Coca-Cola, em que se mete a moeda e debita o conhecimento.
Mas a sociedade só contabiliza como trabalho as horas que estamos na sala de aula, à frente dos nossos alunos. Tudo o resto não conta !
Por isso a maioria concorda com o nosso desgraçado presidente, que diz que na Finlândia os professores passam 50 horas por semana, a trabalhar na escola e acusa-nos de falta de empenho e dedicação.
Por isso toda a sacanagem que a ministra fascista da Educação nos fizer, terá a bênção social dos portugueses, desejosos de vingança …
Há apenas um pequeno problema : os professores estão a ficar doentes, os esgotamentos sucedem-se, as consultas de psiquiatria também. Noutros países, começa a haver falta de professores, porque a profissão deixou de ser atraente. Por cá os 40 mil professores desempregados, dão ainda um certo descanso à sociedade … podemos continuar a dizer mal deles, porque se estes desistirem ou ficarem xé-xés, há ainda muitos outros para assegurarem o lugar.
Sim, porque apesar de os professores serem umas bestas … nós ainda precisamos deles …. Senão quem é que cuidava das nossas criancinhas !!!

segunda-feira, setembro 12, 2005

Salazar

Não sei o nome da Senhora Ministra da Educação.
Sei sim que no espaço de poucos meses ela fez o seguinte: Passou a idade de reforma para 65 anos, sendo 40 de aulas ; congelou a progressão na carreira e decretou que os próximos 16 meses pura e simplesmente não existem, como tempo de serviço ( são virtuais ) ; aumentou o tempo de trabalho dos professores na escola, entre 8 a 12 horas, à custa do tempo de preparação das aulas e da avaliação ( que é feita em causa por ausência de condições nas escolas ).
Para além disso mostra uma enorme arrogância, não dialoga, exige e montou uma eficaz campanha de marketing, que transformou os professores nuns grandes malandros, que não ensinam, ganham demais, só faltam e não ensinam as criançinhas.
Tudo isto é fascismo, é prepotência e revela um profundo ódio pelos seus antigos colegas.
Por tudo isto o nome da Ministra da Educação verdadeiramente não interessa. Para mim será sempre a Salazar e não é da estilista que eu estou a falar, mas sim do outro, do velhinho que caiu da cadeira. Lembram-se ? ....

domingo, setembro 11, 2005


Bongard 1

Assembleia

sábado, setembro 03, 2005

A vez dos Estados Unidos

Os Estados Unidos são a única grande potência do mundo actual.
Gostam de se ver a si próprios como os primeiros, os melhores e os mais ricos.
São também os maiores consumidores de energia do planeta e os maiores poluidores da actualidade.
Durante anos habituaram-se a ver pela televisão as calamidades que aconteciam á distância, lá em África ou na Ásia. Sentiam pena,claro e lá mandavam uma ajudinha, para limpar as consciências.
Agora chegou a vez deles ... e um dia ao abrirem a televisão viram imagens chocantes de destruição e sofrimento ... só que agora, tudo se passava no seu próprio país ... eram americanas as vitimas !
Durante anos os seus dirigentes recusaram aderir ao protocolo de Kioto, com o argumento egoista e estupido de que ia afectar a economia do país. Os resultados estão à vista !
Partilhamos todos o mesmo planeta e a poluição não tem fronteiras.
Esta não foi a maior catástrofe dos Estados Unidos. A maior calamidade americana chama-se George Bush e está aí para as curvas ...

Férias

Frases soltas 1

· “ No Passado o Futuro era melhor ” Mia Couto

· “ A Independência (de Moçambique) foi apenas a liberdade de escolher as dependências. “ Mia Couto

· “ Portugal é assim : No litoral betão… no interior eucaliptos … e campos de golfe por todo o lado “ Miguel Sousa Tavares