quinta-feira, janeiro 12, 2006

Pedido de demissão

Exmo. Sr Director do jornal ....
Há vários anos que sou leitor assíduo do vosso jornal, comprando-o regularmente.
Venho por este meio pedir a demissão de leitor do jornal ... a partir da presente data.
Nos últimos tempos tinha vindo a notar que a leitura do vosso jornal me deixava deprimido, triste e sorumbático.
Há já algum tempo que o vosso jornal e todos os outros entraram numa competição desenfreada, a que eu chamaria o Campeonato Nacional da desgraça, tentando cada um apresentar notícias mais negras e terríveis que os demais. Parece que só o mal é que serve para vender e os vossos comentadores esforçam-se activamente por apresentar um panorama cada vez mais negro, como abutres que pairam nos ares, à espera do momento de abocanhar a presa moribunda.
Se Portugal está pálido, não ajuda mesmo nada dizer-lhe que está quase a morrer… não contribui para melhorar a sua auto-estima, antes pelo contrário só o irá colocar cada vez mais na fossa, liquidando por completo todo e qualquer tipo de esperança, aquela que é afinal a força motriz para sairmos da crise.
E depois, recuso-me a acreditar que no dia a dia, nada de positivo aconteça neste país ... só que não é noticiado, porque alguém pensou estupidamente que a desgraça e o mal, vendem mais, contribuindo assim para aumentar as tiragens.
É verdade que a nossa situação económica não vai bem, mas em contrapartida vivemos a enorme felicidade de não estarmos em guerra, essa sim a maior de todas as desgraças.
Temos a mania de só nos compararmos com os bons, os ricos e os poderosos ... então e se reparássemos nos países pobres e miseráveis deste mundo, nos países que vivem há anos dilacerados por guerras intermináveis, nos países vítimas de catástrofes naturais ... então não estamos melhores, que todos esses ?
Porque é que invejamos o nível de vida dos suecos e não invejamos a miséria e a fome de Angola ou da Etiópia ? Porque é que invejamos a superioridade dos Americanos e não invejamos a guerra na Serra Leoa, ou no Congo ? Porque é que desejamos o bem estar material dos Suíços e não desejamos a anarquia e confusão que impera na Somália?
Será que é tudo tão negativo neste país ? Onde está a nossa memória ? Já se esqueceram que tivemos uma guerra colonial, que durou 14 anos e que sugou irremediavelmente todos os jovens em idade de combater ? Já se esqueceram que tivemos uma inflação de 20% ao ano e que superámos essa situação? Já se esqueceram que tivemos um rei adolescente, que foi guerrear para Marrocos (na altura não havia Playstation) e deixou o país órfão e abandonado ? Já se esqueceram que houve um terramoto, que arrasou a capital e grande parte do país e que renascemos das cinzas ?
De todas as vezes, Portugal conseguiu levantar-se, renascer e seguir em frente. Porque não há de consegui-lo também agora ?
O vosso jornal e todos os outros, assumiram o papel de velhos do Restelo e sinceramente já não há pachorra !!!
Os media (em geral) são alguns dos principais culpados da depressão que assola Portugal !
Por isso decidi que não volto a comprar o vosso jornal (nem qualquer dos restantes, confesso). Vou guardar esse dinheiro, para comprar livros ! … livros que me entusiasmem, livros que me dêem esperança … livros que me deixem bem disposto ! … livros que me façam rir e me dêem alegria …
Cumprimentos e votos de que acordem a tempo, de salvar a vossa nobre profissão.