sábado, dezembro 17, 2005

Prostituição

Segundo parece hoje é o dia mundial das trabalhadoras do sexo. Aquelas a quem a sociedade moral normalmente chama de putas.
Sou claramente a favor da legalização da prostituição ! Não tenho preconceitos, nem falsos pudores para com as trabalhadoras da mais velha profissão do mundo. Tenho respeito !
Dizem que é degradante. Pois é ! Mas não é também degradante a vida da mulher, que trabalha 12 ou 14 horas por dia a fazer limpezas, nas casas dos ricos ? Não é degradante a situação da mulher, que tem que abrir as pernas ao patrão, se não quiser perder o emprego ? Não é degradante ter que pedir para comer, só porque nasceu no lado errado, ou no país de baixo, deste mundo cão ?
Vivemos numa sociedade hipócrita, profundamente machista, que não censura o homem que vai ás putas, mas critica ferozmente a mulher que tem que vender o seu corpo, para sobreviver.
Adoramos uma igreja, sem moral, que nega terminantemente o preservativo e a pílula, de uma forma criminosa e indecente e depois ficamos chocados com casos como o da Joana, morta e esquartejada pela mãe e o tio, ou o recente caso da bebé de cinco semanas, violada e quase morta, pelo próprio pai … è evidente que estas casos não teriam sucedido, se houvesse educação sexual nas escolas e distribuição gratuita de pílulas e preservativos … mas a igreja não quer … e nós engolimos em seco e olhamos para o lado, como se não fosse nada connosco !
Nunca recorri aos serviços de uma prostituta! No entanto conheço alguns, que as frequentam durante a noite … e as renegam e humilham durante o dia, assumindo a sua condição de cidadãos respeitáveis e acima de qualquer suspeita! É assim a hipocrisia nacional !!!
E depois assistimos a movimentos como o das “mães de Bragança”, incomodadas com a concorrência das brasileiras. O que é certo é que conseguiram vencer e todas as casa de alterne da zona foram fechadas ! Mais uma vez foi a vitória do “ faz de conta”, pois as casas de alterne foram apenas deslocalizadas, para poucos kilometros de distância, para a Galiza …
Porquê então a legalização da prostituição ? Primeiro que tudo, por uma questão de justiça . Desde sempre que ela existe, não podemos ignorá-la e no fundo é apenas mais uma profissão, que merece ser reconhecida como tal. Segundo por uma questão de Saúde pública. Se temos graves problemas com o alastrar da SIDA e das doenças sexualmente transmissíveis é preciso controlar e tratar estes focos infecciosos, protegendo não só as prostitutas, mas também os seus clientes. Terceiro, porque seria natural a existência de zonas próprias, para que elas possam exercer a sua profissão, sem constrangimentos, nem confusões.
Simples, não é ? Sem vergonhas, nem hipocrisias !
Será possível ?