quinta-feira, dezembro 08, 2005

Liberdade condicionada

Os nossos políticos gostam muito de falar das nossas liberdades maravilhosas.
Defendem até o discurso do “pobrezinhos, mas livres”, com uma vitória do Benfica, de vez em quando, ou um novo milagre de Fátima, para descansar as massas.
Pura ilusão, é apenas mais um dos “couros” a que nos habituaram, nestes últimos anos … enquanto por outro lado vão enchendo a barriga, à custa do nosso dinheiro, suor e lágrimas .
Na minha opinião trata-se mais de uma espécie de liberdade condicionada, sujeita ao pagamento de uma pesada caução, que se prolongará não só durante o resto da nossa vida, mas também se transmitirá por herança aos nossos filhos.
Senão vejamos :
--- existem neste momento entre 10 a 40 mil pessoas sujeitas a escutas telefónicas … ficou de boca aberta? Também eu . Creio que nem no tempo da PIDE, havia tanta gente debaixo de escuta ? Quem sabe se você não será um destes ! Ou eu !
--- metade da nossa população prisional, são presos preventivos. Não sei o número certo, mas são largos milhares, que podem ficar a apodrecer durante 3 anos, repito 3 anos, sendo que uma parte considerável é por fim considerada inocente, sendo posta na rua, sem sequer um pedido de desculpas … Pode-lhe acontecer a si ou a mim, principalmente se não tiver dinheiro para comprar um advogado decente (ou deveria chamar indecente), que cobra milhares, só para atender o telefone … Se isto lhe acontecer para além dos anos de “choça”, verá o seu nome arrastado irremediavelmente na lama, ninguém lhe voltará a dar emprego e até os seus vizinhos lhe olharão de lado …
--- se for um Zé Ninguém é preso e acusado, se cometeu o crime de dever alguns euros (veja-se o caso da família de Odivelas, com 2 filhos menores, despejada da casa onde vivia há 30 anos, por causa de uma dívida de 50 €, por ordem da excelentíssima e muito democrática senhora presidenta da Câmara e que vive agora ao relento na rua …). Em contrapartida, se for um “manda-chuva” importante e dever milhões, nada lhe acontece. Tal é o caso do Estado- chulo que temos que se dá ao luxo de dever larguíssimos milhões, de obras e serviços realizados e não pagos, enquanto ao mesmo tempo exige o reembolso imediato do IVA, condenando assim desta forma milhares de pequenas empresas à falência …
Sabia que, por exemplo só a Câmara de Lisboa, deve mil milhões de euros a fornecedores ?
--- sabia que há emigrantes presos há 50 e mais dias em contentores, sem janelas, no aeroporto do Porto, alguns deles com filhos pequenos, amontoados em cubículos imundos, só porque cometeram o crime, de tentar entrar em Portugal, pela porta errada… Porra, são seres humanos !!! Ou já nos esquecemos dos milhões de Portugueses, com mala de cartão, que atravessaram a salto para França, à procura de um futuro melhor ? …
E muitos outros casos podiam aqui ser mencionados.
Então, ainda sente orgulho na nossa democracia ?
Está satisfeito com a nossa liberdade ?

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Oh João, eu estou contigo na revolta contra a ilusão de liberdade que nos vendem, mas a seguir a um comentário acerca de resultados de futebol, deixou-me frustrado. Passas-se que, para mim, o futebol representa tudo o que há de pior no portuguesismo ideológico - o malvado jogo que nos assola em todos os noticiários, que nos impede de ler em silêncio no autocarro, que causa engarrafamentos, que produz claques de nazi-fascistas, que alimenta a corrupção generalizada, a fuga ao fisco e a idiotia da leitura de jornais tão absurdos e vazios, de programas televisivos ridículos em que uns tipos com ar sério e conversa a armar em político de sete e quinhentos discutem golos, faltas e árbitros. São eles que conseguiram povoar o país de estádios de futebol, que mantêm relações dúbias com autarcas, políticos, empresários de diversos ramos e, em especial, da construção civil; são eles, enfim, para quem eu já não tenho palavras que exprimam uma estupidez tão grande, capaz de explicar uma concepção do infinito - "eles", a gente do futebol, aqueles perante quem já nada há a fazer senão uma pergunta inventada a partir dos soundbites poluentes que nos bombardeiam em toda a parte; algo do género: - "Então o Moreirense ganhou 3 am 0 aos Passos de Ferreira, hein?"... A liberdade que me falta a mim, têm esses cretinos que lêm a Bola, o Jogo, o Record...; esses assassinos que são capazes de gritar e agredir pelo seu clube. Tudo coisas tão imbecis que até confere orgulho às mulheres que agora também povoam os estádios, como se issso fosse um indicador de modernidade, emancipação, civilização - elas têm afinal o mesmo direito a ser imbecis como eles e de se manifestarem como uma legião de arruaceiros capazes de mijar cerveja em toda a parte...
Enfim, a Santa Liberdade que nos é roubada e acerca de que falas, é algo que nunca interessou a essa gente do futebol. Se fascismo viesse, futebol haveria, sempre, sempre...
Um abraço
C Marley

10/12/05 22:46  
Anonymous Anónimo said...

...e além disso, se alguém está de parabéns é a equipa da linda cidade sadina. Toma!!!
C. Marley

13/12/05 10:08  
Blogger Unknown said...

Olá Chico
Tens toda a razão no que dizes acerca do futebol.
Acontece que apesar de tudo, gosto de ver um bom jogo. Seja do Benfica, ou do Alguidares de Baixo, tanto faz.

13/12/05 15:35  

Enviar um comentário

<< Home