sexta-feira, novembro 25, 2005

A mãe de todas as drogas

Quando eu era pequeno havia um anúncio de um cowboy americano, que de cima do seu cavalo, de cigarro na boca, parecia dominar o mundo. Todos nós olhávamos para ele, com admiração, imitávamos os seus gestos e pensávamos que quando fossemos grandes iríamos ser assim !
Era um anúncio de cigarros. Malboro ou Camel, pouco interessa a marca.
Esta propaganda CRIMINOSA viciou milhões de pessoas, pelo mundo inteiro, para além de encher brutalmente as carteiras e os cofres das empresas, que os criaram.
As pessoas que o criaram foram os maiores “serial killers” da História, ao pé dos quais Hitler ou Estaline, não passaram de meros aprendizes ….
O tabaco é responsável por centenas de milhões de mortes, um indescritível sofrimento e uma acentuada perca de qualidade de vida de muitos outros milhões de seres.
Tudo isto feito debaixo da asa protectora dos governos e dos estados, que aproveitaram imediatamente para daí retirarem lucros fabulosos, na forma de impostos sobre o tabaco.
Fumar mata, mandaram escrever em todos os maços de tabaco, como que lavando daí as suas mãos ….
Então se mata, porque é permitido ?
Se um assassino matar uma pessoa, é imediatamente perseguido pela polícia, preso e julgado.
Se outro assassino matar milhões de pessoas, então não se faz nada …. Ou pior ainda tenta-se lucrar com essas mortes, de uma forma hipócrita e ignóbil !
Porque é que a cocaína e a heróina são ilegais e os seus consumidores perseguidos, enquanto o tabaco é legal, tolerado e até considerado como uma das soluções milagrosas, para ajudar a resolver a nossa crise económica ?
Não pensem que elas são piores do que o tabaco. Pura ilusão! É verdade que são mais potentes e podem matar mais depressa. É verdade que chamamos aos seus consumidores toxicodependentes, os olhamos de lado com desprezo e os fechamos em guetos, tipo Casal Ventoso, ou Cova da Moura, para que aí possam morrer sossegados, sem nos chatearem a cabeça.
Mas também é verdade, que o tabaco mata por ano, em todo o mundo, 1000 vezes mais pessoas, do que as drogas atrás mencionadas.
Sabia que se em vez de fumarmos, injectarmos a nicotina contida num cigarro, teremos morte imediata …
Sabia que as bias de cigarros molhadas, são um dos mais potentes insecticidas conhecidos, a ponto de nenhum micróbio, ou outro bichinho, se atrever sequer a atacar a planta, onde colocámos este veneno …
Sabia que o fumo de um cigarro contém para além da nicotina, alcatrão e amoníaco, cerca de 400 outros químicos perigosos …
Então se sabe tudo isto, porque é que encolhe os ombros e puxa de mais um cigarrinho ?
O tabaco é a mãe de todas as drogas !!! …. Não tenhamos ilusões !!!

( dedicado á Manuela e á sua luta para vencer o monstro )

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se contrairmos uma doença grave vamos querer lutar pela vida e tentar todas as possibilidades para a cura. Com o tabaco é o mesmo, só que o devemos fazer antes que surjam problemas. Sofre-se um bocadinho com a perda daquela toxina querida, mas assim que nos libertamos, descobrimos um mundo novo... Se tu quiseres Manela, tu consegues, não tenho dúvidas.
Bjinhos
Paula ((( : )

2/12/05 18:43  

Enviar um comentário

<< Home