domingo, abril 30, 2006

Maracaípe


quarta-feira, abril 26, 2006

25 de Abril

A perua estava sentada na esplanada do café. Vestia calças de ganga, estrategicamente esburacadas e camisola de alcinhas provocante, muito curta como dita a moda actual, com o umbigo à vista, a aparecer por entre os montes de banhas, com a pele bem ressequida. Fumava cigarro atrás de cigarro e fazia soar a sua tosse cavernosa, entre cada frase que saía daquela boca recheada de dentes podres e pretos.
--- Antes do 25 de Abril é que era bom ! proclamou a fulana, alto e em bom som, como que se dirigindo para uma plateia, que não estava ali. No tempo do Salazar não havia estas poucas vergonhas, quase gritou antes de ser acometida por mais um ataque de tosse. Havia respeito e não se viam pretos, nem ciganos, nem ucranianos pelas ruas !
--- Pois era, concordou o gordo balofo da mesa do lado, podia-se andar descansado nas ruas e se alguém nos faltasse ao respeito, a Pide tratava-lhe logo do sarampo, concluiu com voz decrépita e uma lágrima de saudade marota a ameaçar descer-lhe pelo rosto bexigoso.
--- E Portugal era um país rico, com tudo o que vinha do Ultramar, acrescentou a perua, acendendo mais um cigarro e cruzando a perna, que nem uma Sharon Stone, da terceira idade. Malandros, tiveram que dar aquilo aos comunistas e aos pretos !
--- Uns pulhas, são o que eles são, uns pulhas, acrescentou o velho, atirando uns bocadinhos do queque ao Bobby de estimação, cachorro inchado, tal como o dono e que ladrava de forma irritante, com rodos os que se aproximassem da mesa.
Nas mesas em volta o silêncio era total. Alguns liam o jornal, outros olhavam em volta, com ar pensativo.
Passado um pouco, uma velhota de cabelos brancos e aspecto modesto, levantou-se de uma das mesas do canto e dirigiu-se até eles. Quando lá chegou olhou para a perua e disse:
--- Antes do 25 de Abril, o lugar da mulher era em casa e não vinha para o café, fumar como uma galdéria. Também não andava para aí a mostrar o umbigo, nem essas carnes penduradas, tentando imitar as jovens de 18 anos.
A perua ficou branca e desfez-se em mais um ataque de tosse, sem conseguir dizer nada,
Em seguida a velhota virou-se para o gordo.
--- Quanto a si, o bolo que está a dar ao seu cão maricas, podia dar uma alegria a alguma criança com fome. O seu castigo é essa barriga monstruosa e esse peso imenso que carrega e carregará até ao fim da sua vida.
Dito isto virou-lhes as costas e seguiu o seu caminho.

terça-feira, abril 25, 2006

Há vida na favela !






segunda-feira, abril 24, 2006

Um quase regresso

Estou de volta.
O avião que me transporta sobrevoa à dias o espaço áreo português, mas por enquanto recusa-se a aterrar ...
Estou bem assim !
Prometo para breve umas fotografias .

quarta-feira, abril 05, 2006

Encerrado para férias

Aproveito para desejar uma boa Páscoa, para todos vós.
Prometo voltar lá para o fim do mês.

domingo, abril 02, 2006

Órquidea


da Serra da Arrábida