quarta-feira, março 14, 2007

Ditaduras africanas

As imagens recentes do espancamento brutal do líder da oposição no Zimbabwe, trazem de novo à ribalta um assunto esquecido e ignorado: a tragédia de África.
Já não bastava toda a violência, racismo e exploração de muitos anos de colonialismo, que sufocaram em sangue e lágrimas, as legítimas aspirações dos povos africanos ... quando após as independências e as saídas mais ou menos á pressa dos brancos, eis que emergem os seus equivalentes negros, os sejam os racistas, sanguinários e ditadores, agora de raça negra, quiçá tanto ou mais brutais, que os adeptos do apartheid, agora derrotado.
Enquanto o Ocidente e o resto do mundo, olha para o lado e finge que não é nada com eles, as suas multinacionais e demais interesses capitalistas, vão ajudando a colocar no poder fantoches incultos, bossais e tremendamente sanguinários, cuja uníca função é enriquecer o mais rápidamente possível, á custa dos vastos recursos naturais dos respectivos países e fugirem dali para fora, antes que venha algum outro fantoche ainda pior, cortar-lhe a cabeça e roubar o que resta.
A dança das cadeiras não para, e depois dos Bokassas, dos Mobutus e dos Idi Amins, restam muitos outros para continuar a pilhagem selvagem de todo um continente e o genocídio de milhões, insignificantes migalhas, na mesa das ditaduras.
E o que dizer de Mugabe ? Primeiro foi resistente contra o Apartheid e conseguiu subtrair o Zimbabwe aos racistas brancos. Depois com o passar do tempo foi-se eternizando no poder, enquanto a arteriosesclerose lhe subia á cabeça e o tornava num velho ditador, tão mau e cruel como os demais. Agora só a sua morte pode salvar o Zimbabwe de uma catástrofe humanitária. Infelizmente parece que a ruindade conserva e estes velhos ditadores custam a morrer !!!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Humanidade preciso ser humanos e respeitar as necesidades básicas, é preciso colocar este fator nas teorias politicas e economicas

21/10/10 15:08  

Enviar um comentário

<< Home