segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Referendo

Os resultados do referendo de ontem permitem-me tirar a segunte conclusão:
O Aborto ganhou e o Referendo perdeu !
Passo a explicar: É inegável que a despenalização do aborto venceu (se bem que até estar confirmada na lei, muita água há-de correr, já que há para aí muitos empatas, dispostos a atrasar a sua aplicação); é também inegável que a utilização de referendos como forma de consulta popular perdeu em toda a linha, mais uma vez !
Esta é salvo erro a quarta vez que há referendos em Portugal e em todos eles a maioria dos Portugueses não se deram ao trabalho de ir votar !!! É triste e revela claramente como continuamos a ser um país do 3º mundo (apesar de estarmos na Europa).
Assim não pode continuar ! Gastou-se 9 milhões de euros para promever esta consulta popular, sobre um tema importante e depois os votantes não aparecem !
Posto isto só restam duas alternativas: ou se acabam com os referendos, ou se impõe o voto obrigatório !
Por mim prefiro a segunda, mas é uma opinião claro.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Apesar de a maioria dos eleitores ter voltado a optar por não exercer o seu direito de voto, o Sim ganhou o referendo sobre a despenalização do aborto. A avaliar pelas reacções dos responsáveis políticos, o referendo, mesmo que não vinculativo, vai, porventura, servir para alguma coisa, já que se espera que a lei vá mudar. Isto significa que, embora a maioria dos portugueses preze pouco o exercício da Democracia, Portugal vai poder ser um país um bocadinho mais tolerante (pelo menos ao nível da legislação, nesta matéria específica). Ou seja: os nossos políticos podem não ser grande coisa, mas vistas bem as coisas, acabam por ser bastante melhores do que o país que os elege.
Em relação à imposição de uma participação eleitoral obrigatória, apenas conheço um País que o faz (a Bélgica), sem, porém, existirem quaisquer sanções reais para quem não cumpre essa obrigação imposta por lei e também sem grandes resultados ao nível da erradicação da abstenção.
Compreendo a tua "irritação", mas acho que a democracia é também deixar à consciência de cada um a decisão sobre a forma como quer participar civicamente na sociedade onde vive. Obrigar as pessoas a votar não será nunca uma solução viável, comportando até alguns riscos de enviesamento das realidades.
Não te conhecia esta faceta "autoritarista", João!
RV

14/2/07 12:09  
Blogger Unknown said...

Não acho que seja autoritarista Rodrigo. O que eu acho é que não nos podemos dar luxo de gastar muitos milhões a brincar às eleições. Se choca à sociedade tornar o voto obrigatório, então que se acabe com a brincadeira dos referendos. Só espero é que depois os portugueses não se queixem, que ninguém pediu a opinião deles.
Senão qualquer dia temos Referendos com meia dúzia de votantes, enquanto milhões refilam contra os políticos que temos e clamam pela ressurreição do sacana do Salazar.

14/2/07 14:17  
Blogger Unknown said...

A reforçar aquilo que já disse anteriormente, repare-se nas declaraçoes do nosso "querido" Presidente Cavaco.
Iludem-se pois aqueles que já cantavam vitória !... Este assunto ainda vai dar muitas voltas, nao sao favas contadas, nao senhor.
Cavaco é um declarado adepto do Nao e tudo vai fazer para impedir que o Aborto seja despenalizado.
E isso porque o referendo nao foi vinculativo, já que menos de metade dos eleitores votaram !!!

14/2/07 20:49  

Enviar um comentário

<< Home