domingo, fevereiro 11, 2007

Matança de golfinhos

Os golfinhos são animais maravilhosos, dóceis e muito inteligentes.
Enquanto nós pagamos para vê-los nos Parques Aquáticos ou em visitas guiadas no estuário do Sado, lá longe do outro lado do mundo no Japão, uma nova Pearl Harbour, tem lugar perante a indiferença e a passividade do mundo.
Vejam este filme http://www.glumbert.com/media/dolphin e horrorizem-se, por favor.
Podem divulgar e denunciar este enorme crime, podem até assinar a petição em http://www.PetitionOnline.com/golfinho/petition.html , mas na realidade tenho imensas dúvidas, que isso os faça parar. Aliás os japoneses fazem o mesmo com as baleias, ainda em risco de extinção.
A única coisa que os faria parar seria a organização de um gigantesco boicote mundial a tudo o que fosse produto japonês ! Quando a Sony, a Toyota, a Mitsubishi e outras mais, começassem a ver as suas fabulosas receitas a cairem, elas próprias pressionariam o governo japonês a terminar com este crime ....
Duvido que isso aconteça, o desejo imperioso de consumir é mais forte que qualquer causa !
E você o que é que acha ? ....
Até onde vai o seu amor pelos golfinhos ?

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois é, estes vídeos e outros que eu nem consigo ver até ao fim, são horrivelmente cruéis mas revelam apenas uma parte da maldade infligida aos animais. Os golfinhos não são os únicos animais queridos, inteligentes e amigos a quem o homem faz a vida negra. Os japoneses gostam de comer carne de golfinho, mas nós não nos podemos esquecer dos biliões de bichos que são criados para acabar nos pratos e que sofrem horrores. E o problema maior não é o facto de haver pessoas que gostem de carne, seja ela qual for, mas sim dos maus-tratos que se dão a estes animais nas suas curtas existências, e sem necessidade nenhuma. A maior parte destes bichinhos nunca viram o sol, nunca correram, nunca conseguiram rebolar-se no chão de felicidade nem que fosse por um dia. Passaram dias intermináveis em más condições, e sofreram vários tipos de aflições até ao fim dos seus dias. Porque deveriam os golfinhos ser objecto de maior atenção que as cabrinhas, as vacas, os coelhos, os porcos, etc.? Pela forma como são mortos? E que sabemos nós do que se passa por aqui nos matadouros? Alguns dos animais ainda estão vivos quando os cortam e arrancam a pele. E os porcos, por exemplo, que são animais muito sensíveis e inteligentes, sofrem horrores nas viagens até aos locais de abate, havendo alguns que nem lá conseguem chegar vivos morrendo de coração pelo caminho.
Por isso eu pergunto, como poderemos nós acusar os Japoneses? Que valor moral podem ter estas nossas petições?
Paula

11/2/07 19:45  
Blogger Unknown said...

Olá Paula
Concordo em parte com os teus argumentos, mas discordo frontalmente com as tuas conclusões.
Eu explico: concordo quando falas das brutalidades e condições tremendas que são impostas a animais de criação, tipo industrial, acho que nos devemos revoltar com elas e exigir que esses animais sejam tratados de outro forma (isto inclui também os animais martirizados em experiências de laboratório); agora repara, dois errados não fazem um certo, ou seja isso não pode nunca ser argumento, para que desprezemos o mortícinio dos golfinhos e baleias e não levantemos a nossa voz contra tamanha crueldade !!!
O teu argumento parece-me pois algo imobilista e portanto injusto.
Assinei esta petição, da mesma forma que já assinei outras, que se referem a outras situações de brutalidade contra os animais, com os quais compartilhamos este planeta.

11/2/07 22:30  
Anonymous Anónimo said...

Viva!

Bem, primeiro, eu não tirei propriamente conclusões. Eu levantei questões? Depois eu não desprezei, como tu dizes, o “morticínio dos golfinhos”. Aliás a minha atitude começa por não pactuar com qualquer tipo de maldade que se faça aos bichos. Sou praticamente vegetariana. Carne não como nenhuma, e peixe muito raramente, normalmente só por razões sociais.

Mas João, eu não estou contra as petições, e até já assinei algumas. Para as focas, os ursos, golfinhos e outros. Mas desta vez não deixei de me questionar sobre a forma como a nossa cultura, neste caso tu, puseste o problema. Como se os golfinhos fossem os bichos mais queridos e inteligentes do mundo, ignorando os restantes, e como se os japoneses fossem uns gajos do piorio, muito mais maus que nós, daí a ideia dos boicotes económicos e etc.

Ora eu não posso concordar com esse ponto de vista. Devemos lutar sim por mudar algumas coisas más, e não são poucas, mas elas também começam mesmo aqui ao nosso lado. E a diferença faz-se por exemplo quando compramos ovos, leite, ou carne biológica. Claro pagamos uns cêntimos a mais, mas estamos a contribuir para uma causa: a melhoria das condições dos bichos que sem hipótese, dão as suas vidas por nós.

E pronto, Bjinhos e até...
Paula

13/2/07 20:54  
Blogger Unknown said...

Olá Paula
Continuo a discordar contigo.
Eu como carne e acho que devido a isso não perco o direito de me revoltar com a matança dos golfinhos e baleias.
Também como peixe e no entanto continuo a ser contra a pesca excessiva e contra métodos de arrasto , que destroem os fundos marinhos.
Também como vegetais e no entanto sou contra os transgénicos e o uso indiscriminado de adubos e pesticidas.
Além disso acho que é ridiculo comparar os golfinhos com os porcos. Sinceramente !
Os porcos são animais criados expressamente para consumo humano, enquanto que os golfinhos, são animais que vivem em liberdade e no seu estado selvagem. Que eu saiba ainda não existem aviários de golfinhos !
Quanto aos japoneses, não os acusei na genaralidade como um povo inteiro responsável pelo mortícinio, da mesma forma como não considero que os portugueses sejam todos umas bestas, só porque alguns gostam e participam em touradas.
Alguns são responsáveis realmente, mas deverá ser o governo japonês que deverá ter a obrigação de legislar e impedir o mortícinio.
Os teus argumentos são uma excelente justificação para o "dolce fare niente", tão característico das sociedades ocidentais, mais preocupadas com o consumo, do que com lutas sociais ou ecológicas.
Quero no entanto elogiar-te por aceitares participar numa saudável e amena discussão de ideias, ao contrário de muitos, cuja passividade é mais forte, do que qualquer interesse em carregar numas teclas, de um computador.
Continua a participar, ainda que não concordes.

14/2/07 14:31  
Anonymous Anónimo said...

Continuando a nossa conversa:
Pois é, acho que pensamos de forma diferente, mas também, acho que fazes uma leitura muito apressada do que eu escrevi, sobretudo porque não estou em desacordo completo contigo.
Repara, eu acho bem que nos manifestemos contra a barbárie, e repito, eu já assinei várias petições, e não tenho problema nenhum em assinar mais uma. Agora o meu argumento não é como dizes “algo imobilista e portanto injusto”. Melhor que isto só tornando-me voluntária no Green Peace ou andar para aí activíssima a colar cartazes a favor da causa dos bichos. Quanto à defesa dos direitos dos mesmos, não me parece que haja uns a quem tenhamos que dar mais atenção...todos merecem o nosso interesse e respeito. Porque é ridículo comparar golfinhos e porcos quando falamos de maus tratos e crueldade? Uns merecem ser menos mal tratados que outros, é isso? E porquê?
Ainda não existem aviários de golfinhos, e ainda bem, mas é melhor não falar muito alto, não vá algum parolo roubar a ideia. eheh
João, eu só lancei algumas perguntas. E vou continuar a escrever no teu blog sempre que possa. Infelizmente às vezes deixo passar alguns assuntos quentes, mas costumo dar uma vista de olhos quase todos os dias.
Bjinhos para ti e para Manuela
Paula ((( : P

15/2/07 20:07  
Blogger Celia Luz said...

Fiquei em choque com o filme e sinto uma tristeza enorme pelo sofrimento causado aos golfinhos e baleias!

25/2/07 22:35  
Blogger Leonardo Garrido said...

Recomendo que, ao invés de ficarem discutindo assistam os documentários : earthlings - terráqueos e a carne é fraca, o primeiro fala das brutalidades sofridas por varios anim ais nas mais diversas "áreas" enquanto o segundo trata especialmente dos males de se consumir carne.

6/3/07 13:21  
Anonymous sandra said...

Eu adoro golfinhos e axei horrivel o que os japoneses fizeram com
estes,como podem ser tao crueles com animais que sao tao doceis..Temos de ajudar estes animais pois e o animal que tem tanta inteligencia como o ser humano.Estes animais fazem coisas maravilhosas,ajudam tantas criancas e pessoas com deficiencias e nao so... por favr vamos parar com isto..bjs

24/6/09 13:34  
Blogger ♥i and you mj♥ said...

meu Deus ! chorei muito depois q vi isso, essa pessoa não tem sentimentos ? ou é o DINHEIRO q toca mais alto?!. chorei sim e pedi ao senhor q olhasse o sofrimento desses animais, e se possível fosse q parasse com essa brutalidade com esses animais tão dóceis.

12/9/09 20:47  
Blogger ♥i and you mj♥ said...

meu Deus ! chorei muito depois q vi isso, essa pessoa não tem sentimentos ? ou é o DINHEIRO q toca mais alto?!. chorei sim e pedi ao senhor q olhasse o sofrimento desses animais, e se possível fosse q parasse com essa brutalidade com esses animais tão dóceis.

12/9/09 20:47  

Enviar um comentário

<< Home