quinta-feira, janeiro 04, 2007

O rap portuga e a censura

Apareceram para aí uns grunhos, com uma nova cruzada: Obrigatório cantar em Português !
Realmente tema tão importante não aparecia em Portugal, desde as confissões da ex-amante do Pinto da Costa, ou dos milhões "perdidos" do pobre do João Pinto !
Quem quer lá saber do referendo do aborto, do fecho das maternidades e escolas, ou da novela do preço da electricidade !!! ... Não, os portugueses estão num patamar superior e não tem tempo para ninharias dessas !!!
Foi então que apareceram aí uns míudos, com os bonés ao contrário, ar gingão e ténis de marca, bamboleando-se como os rapers da Bronx, que vêm na MTV... e que mandam umas bocas em português, porque lá na escola, faltavam ás aulas e nunca chegaram a aprender a língua dos "camones".
Decidiram então que todo o mundo devia falar e cantar na língua lá dos "manos" de Chelas, ou da Brandoa.
Só não percebo uma coisa, meus lindos: Qual português é que é legal ?
Será o dos compadres lá de Beja, arrastado e longo ? ... será o lá de chima, das Beiras, fanhoso e nasalado ? ... será o lá do Puerto, carago, com muito binho e umas francesinhas ? ... será o dos Açores, assobiado e com legendas ? ... ou será o imigrês, lá de Trás-os-Montes, tipo garçon dum raio ... ou será o má- que-jeto marafado, dos pescadores de Alvor ?
Entretanto uns cantadores da praça, semi-desempregados, com a invasão dos piratas da Net, apressaram-se a aplaudir e dar uma forçinha, aos rapazes, nostálgicos do tempo em que a rádio era só fado e música pimba e os seus discos se vendiam como filhozes na feira ...
Eu por cá, sempre fui pelas liberdades ! Gosto de ouvir a música que me apetece, portuguesa, inglesa, chinesa, ou marciana .... sem que me venham dizer o que eu devo ouvir, ou o que é mais politicamente correcto consumir , ou gostar ...
Portanto quero dizer aos rapazes do rap de Chelas, que metam as proibições no cu ... poupem uns euros nos copos e nas ganzas e façam uma excursão até aos States, para aprenderem a língua de Malcom X e Martin Lutter King. Só lhes podia fazer bem !!!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Deve ter sido por isso que no ano passado (2006) 100 mil portugueses emigraram. Para cantar em Português, lá fora. Bom Ano para todos. Cantónimous Anonymous

5/1/07 15:56  
Blogger redonda said...

Já tinha vindo aqui uma vez silenciosa (pelo menos acho que na altura não fiz nenhum comentário...)Desta vez resolvi só fazer uma pequena paragem para dizer que gostei do que li e das fotografias.

11/3/07 22:51  

Enviar um comentário

<< Home