segunda-feira, setembro 10, 2007

O grande logro !

Justiça é sem dúvida uma palavra bonita !
É sem dúvida um dos símbolos principais das modernas sociedades, ditas civilizadas.
Significa a sujeição de todos, a um conjunto pré-establecido de leis, sancionadas pela maioria da população de um determinado país. Essas leis a todos obriga e a todos protege, de igual forma.
Doce e ingénua teoria !!!
Na prática nada disto sucede, hoje como ontem e talvez também amanhã.
Nuns países mais, noutros menos ... por todo o mundo a Justiça é injusta e inglória.
Como tudo o resto, por todo o mundo a Justiça submete-se ao único Deus vigente : o Dinheiro.
Por isso há a "Justiça" dos ricos, com super-advogados, recursos milionários e juízes "amaciados" .... e a "justiça" dos pobres, com advogados oficiosos, processos sumários e condenações pesadas.
Esta reflexão desapaixonada, vem a propósito da "novela" dos Mccan, médicos ingleses, hoje já mais famosos que o Papa, que vem ocupando a "vida" nacional e entretendo os portugueses, já fartos de odiar o Sócrates, dizer mal do Scolari ou idolatrar o Cristiano Ronaldo.
Este caso, cada vez parece mais com o caso da Joana, ocorrido há alguns meses atrás, quando a criança morta pela mãe e pelo tio, foi dada como desaparecida e sujeita uma investigação igualmente mediática.
Só que com uma diferença fundamental: a mãe e o tio da Joana, eram pobres e hoje estão presos a cumprir as suas penas, enquanto o casal de médicos ingleses, são ricos, culturalmente de um nível superior, filhos de famílias muito poderosas e influentes e de nacionalidade inglesa, ou seja muitíssimo mais "valiosos", que uns algarvios iletrados e terceiro mundistas.
Por isso eles vão escapar impunes, apesar do seu crime ser práticamente igual ao dos outros .... Para já fugiram para Inglaterra, onde toda a protecção lhes será dada, já que tiveram a esperteza e a influência de tornar esta questão numa espécie de problema diplomático, explorando o inconsciente racista inglês, que se sente claramente superior a uns portuguesinhos insolentes e imbecis !!!
Quanto a nós, ficaremos por cá a discutir a bola que bateu na barra e a "justiça" que ficou por fazer ... e brevemente nos aconselharão a não levantarmos muito cabelo, porque em causa estão os muitos milhares de turistas ingleses, que anualmente nos visitam .... e isto já sem falar da velha aliança Luso- Britânica, que produziu peças tão maravilhosas como o mapa cor de rosa !
É assim !
Segue a próxima novela ....