quinta-feira, junho 22, 2006

Reforma por um canudo

Desconto há 25 anos para a minha reforma . Esse desconto foi-me imposto de forma autoritária e ninguém me perguntou nada, como ninguém perguntou nada, aos outros milhões de portugueses (a “democracia” devia estar a dormir ou distraída, como aliás tem acontecido tantas vezes nos últimos anos).
Nesses primeiros anos de trabalho o ordenado era muito curto, durava a custo para metade do mês … o resto do mês passava-os a rapar os tachos e a pedir emprestado para dar de comer aos meus dois filhos, recém nascidos . O Estado estava-se cagando para mim, professor provisório era equivalente a servente de pedreiro … e tive que me desenrascar , nunca deixando de descontar para a “bendita” reforma, embora esse dinheiro me tivesse feito tanta falta na altura …
Hoje, 25 anos depois, continuo a descontar todos os meses . Acho no entanto, que não vou ter direito a reforma nenhuma !!! …
A reforma em Portugal é uma meta, que vai ficando mais longe a cada dia que passa. Por fim, eu e os outros com a minha idade, vão acabar por descobrir, que algures alguém roubou a fita …. e já não há meta nenhuma! … era uma miragem … um logro … uma história da Carochinha, que nos foram impingindo ao longo de todos estes anos …
Entretanto todos estes pulhas, que nos tem enganado e vão continuar a enganar, vão enchendo os bolsos, comprando carros, casas, empresas … e tendo o cuidado de pôr o dinheirinho do saque a salvo no estrangeiro, na Suiça (como o outro do sobrinho taxista, lembram-se ?), ou nalgum outro paraíso fiscal. Assim quando o “barco” (o país), definitivamente se afundar, estes ratos poderão dar o fora tranquilamente …. sem olhar para trás.
E perante isto, perante tantos sinais inequívocos de tanta pulhice, tanta sacanagem, o Zé portuga, o que é que faz ? ….
A resposta está á vista de todos … encolhe os ombros, volta a votar neles, põe uma bandeira à janela e senta-se tranquilamente á frente da tv, a beber uma bejeca e a apoiar a selecção milionária … no intervalo aproveita para comprar um bilhetinho do Euromilhões e sonha em ser bonito, rico, novo e famoso, como o Cristiano Ronaldo ….
Quando chegar aos 75 anos e deixar finalmente de trabalhar, o Estado falido e podre, há-de oferecer-lhe uma pílula alucinogénica, para morrer sem dor, prometendo-lhe uma estadia de cinco estrelas, nalgum hotel do céu .

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://pt.weblog.com.pt/arquivo/cat_jose_almada_negreiros.html
C.Marley

22/6/06 23:35  
Blogger Unknown said...

Grande Almada Negreiros!
É curioso como neste país a "História" se repete, vezes sem conta . Será genético ?
Lembra-me também Zeca Afonso: "Eles comem tudo ... e não deixam nada".
Mudaram as moscas, mas a merda é exactamente a mesma !!
Um abraço Chico, aparece mais vezes!

23/6/06 14:25  
Anonymous Anónimo said...

Realmente, não me parece que tenha mudado assim tanto, em termos de eles comerem tudo e não deixarem nada, eles estão mesmo a comer tudo e uma pessoa qualquer dia nem tem direito á reforma para a qual se farta de descontar a vida inteira. É o que eu digo, enquanto não começarem a votar diferente nada vai mudar. Já tive vontade de me candidatar á presidência, mesmo não percebendo um caço daquilo! Acho que começava logo por baixar os ordenados do presidente (neste caso eu), vice-presidente e por aí fora. Não dizem que os cofres do estado estão vazios?? Então como é que se justificam ordenados e reformas tão altos? O minimo ordenado aumentava para 250 contos. Contratos de trabalho tinham que ser de 3 anos no minimo, etc. Ai, se mudava coisas... mas o pior é que não me deixam lá chegar...

23/6/06 20:17  
Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » »

6/3/07 22:01  

Enviar um comentário

<< Home