quarta-feira, março 29, 2006

Imigração Ilegal

Os jornais e televisões andam para aí todos indignados com a expulsão de imigrantes ilegais portugueses do Canadá.
Este facto deixa-me algo intrigado, confesso.
Todos os dias os mesmos jornais e televisões relactam a ocorrência de rusgas e operações várias, das polícias portugueses e inspectores do serviço de fronteiras, que interpelam e detêm dezenas de emigrantes clandestinos, que são apanhados a trabalhar na construção civil, na hotelaria e até em establecimentos de diversão nocturna. Estes imigrantes, são detidos, sofrem um processo sumário e no fim é lhes dado 15 ou 20 dias, para abandonarem o país.
Tal e qual como está a suceder aos imigrantes ilegais portugueses no Canadá!
Até agora poucas ou nenhumas vozes se levantaram em defesa destes pobres coitados, que estão em Portugal para tentar ganhar a sua vida e até em muitos casos para sustentar famílias, nos seus países de origem. Antes pelo contrário, cada vez aparecem mais artigos a defender o incremento destas perseguições, porque dizem eles, estes "malandros" estão a tirar o trabalho dos portugueses.
Será que alguém me consegue explicar esta estranha duplicidade de critérios ?
Será porque os imigrantes ilegais apanhados em Portugal, são na sua maioria de raça negra, ou árabes, ou asiáticos, ou de países de leste ?
Como dizia Orwell, "todos os animais são iguais, mas há uns que são mais iguais que outros" ....

6 Comments:

Blogger Makejeite said...

Por uma estranha razão, daquelas coisas inexplicáveis, o seu comentário só hoje se activou através do moderador de comentários que entretanto tive que instalar no meu blog.

Vou colocar no meu blog um link para aqui.

Um abraço

1/4/06 15:41  
Blogger Unknown said...

Cara Syriana
Obrigado pela sua participação no meu blog.
Sobre o seu comentário queria apenas fazer 2 observações:
--- não fiz nenhuma afirmação desprestigiosa acerca dos emigrantes ilegais portugueses expulsos do Canadá !
--- talvez me possa explicar porque não posso comparar os emigrantes portugueses expulsos do Canadá, com os emigrantes africanos, de leste ou outros expulsos de Portugal ?
Para mim trata-se de uma situação perfeitamente idêntica, quer uns quer outros, pretendem melhorar a sua vida e obter melhores condições de trabalho e salariais, do que aquelas que têm nos seus países de origem.
O que me indignou foi a duplicidade de critérios com que ambos são analisados pelos "media", aqui em Portugal.
Penso até que esta discriminação é mais um exemplo do racismo latente, na sociedade portuguesa.
Saudações.

2/4/06 22:22  
Anonymous Anónimo said...

Os média, em portugal, são aquilo que a gente sabe em termos de incompetência e falta de rigor intelectual. Daí que não me espante a forma arbitrária como esta questão foi tratada (à semelhança do que sucede com muitas outras, até mesmo na dita imprensa séria). Não subscrevo, de modo nenhum, a posição quase racista da Syriana e, desta feita tenho de concordar com o João relativamente à existência de uma certa dualidade na interpre4tação de situações que na essência são semelhantes e dizem respeito à vida de seres humanos (onde quer que tenham nascido). Mais ainda, ao contrário do que sucede no nosso País com os estrangeiros, muitos portugueses, com a "chico-espertice" do costume, tentaram recorrer despudoradamente ao estatuto de refugiados, como se achassem que o governo Canadiano é parvo e não conhecesse a realidade política de Portugal. Só existem duas razões para que os portugueses emigrantes no Canadá o tenham feito: ou são de tal forma ignaros e miseráveis que merecem a absolvição dos deuses (e nunca a da lei dos homens) ou são culpados de infâmia pura e dura, caso em que, para ruína do meu país, deverão rapidamente ser devolvidos à procedência. E o Governo Português, por iuntermédio do totó do seu Ministro de Negócios Estrangeiros, Freitas do amaral, ainda foi tentar apagar o lume com gasolina, mas sem sequer perceber que estava a tentar ajudar caluniadores sem escrúpulos.
Quanto àqueles que falam da "bondade" do governo e do Estado Portugueses em relação aos imigrantes, só podem ter essa opiniõa porque se calhar leem demasiados jornais e se acreditam nas tretas que lá são escritas. Nunca tiveram de passar pelo kafkiano processo de legalização da sua situação, nem se aperceberam de que Portugal é um dos países mais (envergonhadamente, é certo) racistas da Europa.

3/4/06 10:34  
Anonymous Anónimo said...

Já agora, pessoal, deixem-me só dar duas ou três notas:
Em primeiro, aviso que não apoio este governo nem o seu Ministro dos N.E., mas tenho a certeza que todos aqueles que o criticaram por ter ido a correr para o Canadá são os mesmos que, se o gajo não tivesse ido, viriam a público acusá-lo de nada ter feito pelos "nossos" emigrantes.
Em segundo, gostaria que alguém defendesse medidas de proporcional severidade (às expulsões de que são alvo os imigrantes ilegais)para aqueles que, com a conivência do "sistema" os empregam sem o declararem à Seg Social, ao Fisco, etc. e com condições de trabalho e salários abaixo do que seria normal. Isso ceria um sinal de civilização.
Atenção que não basta ler o Diário da República e saber se o número de autorizações de trabalho e residência emitidas aumentou ou diminuíu... Talvez precisemos antes de perceber essa estranha contabilidade que cruza esta variável com a diminuição das taxas de natalidade e com a sustentabilidade da Seg. Social. Para além da engenharia social, contudo, tanto eu como autor deste blog trabalhámos ilegalmente em França, juntamente com espanhóis, argelinos e marroquinos, antes da CEE. Sabemos how it feels... (desde o Esmeraldo de Situ Orbis que a valorização da experiência é um must...)
Uma última nota: os emigrantes que regressam do Canadá, fazem-no porque foram forçados (injustamente, creio eu), mas garantidamente trazem os bolsos cheios para enfrentar as intempéries. Que dizer dos portugueses que em Espanha, na Holanda e na Inglaterra, são tratados abaixo de cão, explorados e até escravizados, nalguns casos?
A verdadeira questão não tem a ver com a defesa dos "nossos" ou com o questionável rigor da afirmação de que os portugueses são dos mais racistas da Europa. O problema que nos deve mobilizar para reflexões mais aprofundadas prende-se com as novas configurações emergentes da actual etapa de desenvolvimento da besta capitalista, com a mercadorização do ensino e da saúde, com a desvalorização total e mesmo o esmagamento dos valores e da cultura do trabalho, com a venda ao desbarato do que resta dos alicerces do aparelho produtivo nacional e do Estado Previdência - os políticos entregando a água, as telecomunicações, a electricidade... a empresas transnacionais...
Finalmente, parece-me que o modo pelo qual estamos a ser induzidos a olhar para o problema da emigração/imigração, dissimula o problema histórico, sociológico e económico da luta de classes. É claro que convém a muitos que assim seja - e ainda bem que vocês estão conscientes do péssimo jornalismo que nos mantém opiados aos pés (de barro) da besta do dinheiro, da soberba, da riqueza... Ainda bem, porque caso não tenham ouvido falar nos nossos deploráveis noticiários, há sete dias atrás Los Angeles conheceu uma das maiores manifestações de sempre: mais de meio milhão de pessoas na rua, por causa das leis de imigração (vejam a imprensa independente em http://www.indymedia.org/pt/index.shtml, onde, bem a propósito de outros posts deste blog, a última notícia colocada tem a ver com eucaliptos transtgénicos)...
Beijos e Abraços a todos
C.Marley

3/4/06 14:10  
Anonymous Anónimo said...

Fui hoje pela primeira vez ao seu blog e este artigo tirou-me as palavras da boca. Ao ouvir as notícias sobre os emigrantes portugueses ilegais no Canádá, veio-me de imediato à cabeça a seguinte pergunta: Que razão temos nós para ficarmos chocados por o Canadá não querer emigrantes ilegais quando nós portugueses também não queremos os que cá temos.

Já agora deixo aqui o endereço do blog para onde escrevo:
www.makjeitemoces.blogspot.pt

4/4/06 19:11  
Anonymous Anónimo said...

Oh minha amiga Syriana estava eu a ler isto tudo sem sequer pensar em comentar quando li a última frase que escreveu e não consigo resistir... a última frase que escreveu fez-me rir. Vivo em Inglaterra há 5 anos e nunca vi imigrantes como o Português. Todos os imigrantes de outros países são unidos menos o Português. Que esta informação lhe sirva de lição para não falar de coisas que (já se vê) não está a par. Somos um povo amigável para com os de fora mas não com os nossos.

25/5/06 23:28  

Enviar um comentário

<< Home