segunda-feira, janeiro 23, 2006

Eleições

Para muitos hoje é um dia de luto. Cavaco ganhou !
Para mim, confesso que não fiquei supreendido ... nunca tive ilusões e acho que neste momento nenhum outro conseguiria vencê-lo.
Já o suportámos durante 10 anos de governo, agora temos o Sócrates que não é nada melhor.
Sinceramente a mim preocupa-me mais o Sócrates e a sua maioria absoluta.
Nas mãos de um mentiroso patológico, uma maioria absoluta é uma espécie de uma ditadura democrática (se é que pode existir uma ditadura democrática !).
Outro aspecto que me preocupa é o alheamento da juventude em relação não só á política, como ao que acontece no país.
Ontem quando fui votar, estava muita gente, mas não vi ninguém abaixo dos 30 anos.
É verdade que os candidatos tinham todos idade para serem seus avós ou bisavós, mas isso não chega para explicar tanto desinteresse !
O problema é o universo "maravilhoso", apesar de parasita da pós-adolescência. Mas sobre esse tema prometo falar em breve.
Daqui por uns anos quando os avós já cá não estiverem e os próprios pais, também já não estejam grande coisa, quem se irá ocupar deste país ?
Que responda quem souber !!!

2 Comments:

Blogger preguiça said...

Ola,sou japonesa que mora em Lisboa. Eu gostei de ler o seu blog. especialmente sobre eleições.
Sinceramente não sei quem é que melhor para Portugal. Mas também não tenho direito para votar cá.
Hum...mas o que eu desejo é não quero mais sofrimento!

23/1/06 23:51  
Anonymous Anónimo said...

É certo que o gajo ganhou! Ganhou e foi acusado de ter preparado rigorosa e profissionalmente a candidatura. Mas se queremos desenvolver o país, profissionalizar as actividades, acabar com o nacional-desenrascanço, porque acreditamos ainda numa "esquerda" que acusa quem pratica esse profissionalismo de ter “ganho porque preparou tudo com antecedência e rigorosamente”. Em que ficamos?

2) Manuel Alegre valeu a pena para alguns. Teve valor acrescentado. Mostrou que o nacional- desenrascanço ainda vai funcionando, que ainda somos um país de poetas e que as pessoas gostam das “vitimas”. E mostrou também que é possível vencer os aparelhos partidários (de onde Alegre saiu) apesar das muitas fidelidades caninas às prebendas que os partidos no poder distribuem. Porém, apesar de todo o mérito que esta decisão possa ter, toda a sua campanha foi baseada num sofisma: o de que a sua candidatura é um imparável movimento de cidadãos e para os cidadãos, e carregado de cidadãos, e com trabalho de cidadãos, protagonizado por um cidadão. Resumindo, diz o que tem dito desde que se tornou num rebelde socialista, e o povo, tosko, esquece-se de que a verdade é que Alegre é um cidadão-novo que só se tornou num cidadão, desligado de partidos, porque o PS não o escolheu a ele e escolheu o velho. Doutra forma, os cidadãos poderiam ficar confortavelmente à porta do Altis, que a candidatura seria de um partido, e Alegre diria que assim é que deverá ser em democracia.

3) O grande derrotado, sem honra nem glória. Fez uma campanha ressabiado com Anibal e Alegre, mal educada, contraditória, sem fair-play, mostrou apenas um sentido de posse pelo Palácio Cor-de-Rosa, tipo a criança e o seu brinquedo preferido. E mais, mostrou que o animal político já não é o que era, prevalecendo nele apenas os defeitos, tendo perdido as qualidades. E os eleitores mostraram saber distinguir entre gratidão e capacidade para a função em causa no actual momento do país.

4 - Se a interrupção de Socrates a Alegre foi propositada (o que eu não duvido), mostra arrogancia e mau perder, se foi um erro mostra falta de profissionalismo de quem quer modernizar o país. De facto, também a mim, não é o Cavaco que me preocupa, mas sim o Sócrates.
A interrupção do discurso de Alegre é uma evidente e grosseira manobra de ocultação da oposição que me faz antever um "fascismo de esquerda". Sócrates é o Primeiro-Ministro e um dos responsáveis pelo desastre do PS, que se sente agora feliz, pois qualquer medida menos popular que adopte terá o consentimento do Cavaco... Juntámos a fome à vontade de comer nesta eleição, o que não parece ter sido notado por muita gente, ocupadas como estão as pessoas com o "derby" do próximo sábado entre Sporting e Benfica.
MAravilha de País este onde eu vivo!

26/1/06 16:59  

Enviar um comentário

<< Home