quinta-feira, março 09, 2006

Crime ambiental em Monchique

Até onde vai a loucura dos homens ?
Dois anos depois dos grandes incêndios que assolaram Monchique, 80% da floresta queimada continua lá ! ... no mesmo sítio onde arderam encontraram-se dezenas de milhares de árvores queimadas, eucaliptos, pinheiros, sobreiros e medronheiros ....
A paisagem é desoladora e sempre que o vento sopra um pouco mais forte, alguns desses troncos mortos vão caindo, para estradas e caminhos. Se alguém for nesse momento a passar por baixo .... coitado, azar o dele, apanha com um pinheiro em cima !!!
Por todo o lado brotam eucaliptos novos, tomando de assalto todos os terrenos disponíveis e preparando o pasto, para os incêndios que se vão seguir .
Pouco ou nada foi feito ! Promessas, tivemos muitas e todas bem bonitas . Reconstruíram-se umas casas, é verdade, mas todo o resto do trabalho ficou por fazer, votado ao esquecimento global, que neste país geralmente se segue á lamentação geral, piegas e totalmente inútil.
O país que seguiu amargurado as reportagens das televisões sobre os incêndios do Verão de 2004, esqueceu-se depois daqueles que cá ficaram .... é mais um exemplo do interior de Portugal, abandonado ao esquecimento e á indiferença colectiva .
Agora passados dois anos a loucura e a ganância dos homens, volta-se para as grandes árvores, únicas sobreviventes desse desastre ambiental .
Porquê ?
Porque as árvores queimadas não valem nada, a madeira já está podre e não é aceite pelas celuloses ... enquanto as árvores centenárias que resistiram, tem um valor considerável.
Enquanto os olhos de uns, ali vêem beleza da natureza, em vias de extinção ... os olhos de outros vêem madeira para cortar, milhares de euros em contas bancárias !!!
E são estes que mandam !!! São estes que escolhemos para nos governarem !!!
E então faz-se assim: Escolhe-se um Sr. Engenheiro, que armado em “deus”, que tudo decide, vai com um pincel e tinta vermelha, marcar todas as árvores, condenadas á morte, para que mais tarde os carrascos, venham com os moto-serras, cumprir a sentença !!!
Assim se destrói Portugal !!!
E nós todos a ver ! ... uns encolhendo os ombros de indiferença ... outros rangendo os dentes de raiva !...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É urgente que dêem o alerta à Quercus, ao Fapas, à Oikos... aos grupos parlamentares dos Verdes e do Bloco, às televisões e aos jornais locais e nacionais. Só assim se poderá denunciar mais este crime. Por mim, vou fazer copy do teu texto aqui no blogue, paste num e-mail e enviar para todos os meus endereços.
Coragem!
Um abraço
C. Marley

9/3/06 11:16  
Blogger Unknown said...

Obrigado pela divulgação que fizeste.
Também já fiz a denúncia a jornais e organizações ambientalistas.
Só espero que eles me ouçam!
As grande árvores de Monchique, esperam também que alguem as salve !

10/3/06 21:25  

Enviar um comentário

<< Home