quarta-feira, novembro 30, 2005

Timor

Foram hoje desclassificados nos Estados Unidos, documentos secretos que comprovam a colaboração dos americanos no Genocídio de Timor – leia-se invasão indonésia da ilha. Aparentemente nada que não soubéssemos já, ou seja, a sacanagem americana sempre negada pela candura dos pulhas Nixon e Kissinger, co-responsáveis afinal por mais de 200 000 mortes e muito, muito sofrimento.
O que é incrível e insuportável é a comprovação de que os governantes portugueses da altura sabiam antecipadamente do que ia acontecer e nada, mesmo nada fizeram para o evitar.
Timor é uma das maiores vergonhas portuguesas de sempre. Abandonada e escassamente desenvolvida durante o salazarismo, após a revolução viu chegar uma meia dúzia de revolucionários de pacotilha, que doutrinaram algumas dúzias de jovens à pressa, para constituírem a nova elite intelectual, de um país que vivia em plena idade média, longe de tudo e de todos. Quisemos dar-lhes a independência, quando eles nem sequer sabiam o que essa palavra queria dizer !
Por outras palavras, convidámos os indonésios à invasão, assustados com o caos que surgiria após a nossa fuga cobarde, pela porta das traseiras.
Timor já era um fardo no tempo de Salazar e continuou a ser um fardo, após a Revolução de Abril.
Por isso o exército Português fugiu com o rabo entre as pernas, logo aos primeiros tiros, numa das maiores derrotas da nossa história. A derrota da cobardia e da mediocridade !
Onde estão os responsáveis por tantas mortes e tanto sofrimento ?
Uns foram promovidos a generais, receberam medalhas pelos serviços prestados à pátria e gozam hoje de reformas chorudas. Outros fizeram fortuna, ganharam imenso prestígio, foram deputados e conquistaram votos e admiração dos portugueses.
Senhor Doutor Mário Soares, onde estava vossa excelência no dia da invasão de Timor pela Indonésia ?